Sex, 09 de fevereiro de 2018

Terror: Semana segue com seis ataques a carros-fortes no Brasil

Em apenas três dias (de segunda a quarta-feira desta semana), foram pelo menos seis aterrorizantes sinistros a carros-fortes no Brasil. Média de dois ataques por dia, ocorridos em Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Ceará.

A semana segue em alta e o terror na profissão dos vigilantes também. As mortes, os feridos, os traumas são resultados dessa violência enfrentada diariamente pelos trabalhadores, que não contam com o direito de defender a própria vida pelo descaso das autoridades. Mais quantas tragédias teremos que enfrentar? Troca de armamento e extensão do porte de arma já!

Carro-forte fica destruído em ataque no Goiás (GO)

Nesta quarta-feira (07/02), cerca de seis homens fortemente armados atacaram um carro-forte da Brinks na BR-070, a poucos quilômetros de Montes Claros de Goiás (GO). O carro-forte partiu de Barra do Garças, no Mato Grosso.

Houve explosão do carro-forte, que ficou destruído. Dois vigilantes ficaram feridos na fuga. O Sindiforte-GO prestou primeira assistência aos vigilantes pela localidade do assalto e irmandade dos sindicatos. O Sindvalores/MT segue prestando toda a assistência necessária e acompanha de perto o caso.

*Com informações do Sindvalores/MT e Sindiforte-GO

Carro-forte que abastecia estabelecimento comercial em Salvador (BA) é alvo de sinistro

Um carro-forte foi atacado nesta terça-feira (06/02), desta vez, em Salvador (BA), ao abastecer um estabelecimento comercial localizado no bairro Cabula. Os criminosos fortemente armados renderam os vigilantes e roubaram os malotes. Em seguida roubaram um veículo que estava no local e fugiram. Segundo informações, ninguém ficou ferido.

*Com informações do G1

Criminosos explodem carro-forte no Rio Grande do Sul

Nesta terça-feira (06/02), criminosos atacaram um carro-forte na BR-470, entre São Bento Gonçalves e Veranópolis, na Serra do Rio Grande do Sul. Eles interceptaram o carro-forte com tiros, renderam os vigilantes, usaram explosivos para explodir o carro-forte e tiveram acesso aos malotes.

Na fuga dos criminosos, uma mulher foi refém e liberada posteriormente sem ferimentos físicos. Três suspeitos foram presos.

*Com informações do G1

Ataque a comboio de carros-fortes no Paraná

No mesmo dia (06/02), um grande sinistro na região da Colônia Witmarsum, entre São Luiz do Purunã e Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Segundo o Sindeesfort-PR, os carros-fortes eram do Proforte e seguiam em comboio para Ponta Grossa. Houve troca de tiros e nenhum vigilante ficou ferido.

Pelo menos três pessoas foram mortas. Entre elas, um vereador de Barra do Jacaré, um caminhoneiro e um suspeito. Outras quatro pessoas que passavam pelo locam ficaram feridas.

*Com informações do Sindeesfort-PR e da Gazeta do Povo

Ataque a carro-forte em Ipojuca (PE)

Na manhã desta segunda-feira (05/02), ao menos seis criminosos armados com metralhadoras e fuzis atacaram um carro-forte em Ipojuca, Região Metropolitana de Recife (PE).

Segundo o Sindfort-PE, que esteve no local e está acompanhando o caso, os vigilantes foram rendidos no trajeto para abastecer um caixa 24h. Os criminosos levaram os malotes.

O vigilante chefe da equipe foi feito refém e solto nas imediações do Engenho Algodoais. Todos estão fisicamente bem e o Sindfort-PE está acompanhando os trabalhadores.

*Com informações do Sindfort-PE

Criminosos explodem carro-forte em Aracati (CE)

Pelo menos 10 criminosos fortemente armados participaram da ação que explodiu um carro-forte, na BR-304, em Aracati (CE), na tarde desta segunda-feira (05/02).

Os criminosos agiram em dois veículos, interceptaram o carro-forte e utilizaram explosivos para roubar o dinheiro. Segundo o SindValores-CE, não houve troca de tiros e todos os vigilantes estão fisicamente bem. O Sindicato acompanha o caso.

*Com informações do SindValores-CE e G1

O nosso maior patrimônio é a vida

É desumana a realidade da categoria. Sem o devido reconhecimento na profissão de risco, pais e mães de família protegem vidas e patrimônios de terceiros, sem a segurança que chegarão em casa no final do expediente.

A CONTRASP atua em defesa da vida, trabalhando diariamente em suas campanhas nacionais pela extensão do porte de arma e pela troca de armamento dos vigilantes. Para emplacar estas urgências, articulamos com deputados e senadores e, entre outras iniciativas, uma esperança está PLS 16/2017, que permite armamentos de calibres maiores aos vigilantes.

Precisamos do máximo de mobilização, apoio e divulgação para pressionar as autoridades que se mantêm caladas. Essa luta é nossa!

Fonte: CONTRASP - http://contrasp.org.br/noticia/terror-semana-segue-com-seis-ataques-a-carros-fortes-no-brasil